quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
Egoísmo saudável
Taí... aprendi ontem essa expressão. Sempre achei que egoísmo era um sentimento negativo e mesquinho... até que me deparei com ele. E aprendi uma senhora lição. No mundo, inevitavelmente, temos dois times: os algozes e as presas. Felizmente eu estou no segundo time. Felizmente, porque não suportaria ser alguém que o dinheiro está acima de tudo, que marca de carro eu tenho que ter para não me sentir inferior e por aí vão os exemplos mundanos com os quais nos deparamos todos os dias. Ontem me contaram que alguém chegou em uma roda de amigos e declarou solenemente: “não dá mais para andar com vocês, meu nível mudou”... é real, não é cena da novela das oito!O que me preocupa é que gente assim frequenta a nossa vida, no supermercado, no trabalho, na quitanda, no banco... e aí, fica a pergunta: como nós, simples presas, podemos nos defender? Como fomos nos tornar presas? Não seria mais fácil ser do time dos algozes?Há cura. E é ele, o egoísmo saudável. Dizer não sem sentir culpa, sem deixar de ser do bem, colocar as mangas de fora, sem necessidade das garras. E fica o recado: se somos presas, é porque deixamos alguém ser algoz. Viva o egoísmo saudável! E vamos combater a caça indiscriminada!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Uma vez ouvi uma frase que me impressionou muito: na maioria dos casos, para cada opressor, existe um oprimido que consente em sê-lo. Guardadas as devidas proporções, como no caso da tortura, do assassinato e de tantas outras barbaridades que vemos por aí, somos tratados como deixamos as pessoas nos tratarem. E isso é importante. Dizer "não", não se deixar maltratar ou manipular são atitudes muito saudáveis, preservam o nosso interior e a nossa integridade.
ResponderExcluirSomos as pessoas mais indicadas para cuidar de nós mesmos. Nada melhor do que um "não" bem redondo para nos proteger! O "não" é terapêutico! :))